No post de hoje citaremos 3 cuidados que são fundamentais para o seu marketing estar adequado dentro da LGPD, além de manter uma boa experiência para os usuários.
1 – Não Utilizar User ID de maneira irresponsável:
Atualmente, no Marketing por padrão, não necessariamente precisam usar dados pessoais de usuários, essas informações são importantes para garantir a publicidade direcionada e mais atraente para os usuários. Mas como utilizar de forma adequada essas informações? Os User IDs foi criado com a finalidade de identificar visitante através de um código exclusivo para o usuários. O objetivo é conseguir identificar este usuário ainda que ele utilize diferentes dispositivos ou navegadores. Segundo Pedro H. Ramos “os User ID, em geral, não são informações pessoalmente identificadas, como um nome ou um CPF, pois são marcados por meio de um número aleatório, porém se a empresa unir dados do usuário ele pode sim ser identificado”.
A partir do surgimento da GDPR e a LGPD, a proteção dos direitos do titular impede o uso dessas informações sem uma base legal que legitime o uso do dado. No caso do User ID a empresa pode usar essas informações desde que não haja a combinação de várias informações de um mesmo indivíduo sem uma legitimidade jurídica por trás. No Brasil a LGPD se preocupa com os dados extraídos do código User ID que tornam o indivíduo identificável, usar dessa ferramenta de maneira responsável com uma base legal que possibilita proteger a privacidade do usuário, gera uma experiência melhor do cliente de maneira que o resguarda os seus direitos como titular de dados.
2 – Não crie reféns com a Newsletter:
A Newsletter é uma ferramenta de divulgação de produtos e serviços através de e-mail marketing, a fim de agregar valor a sua relação com o destinatário com mensagens que fortalecem a comunicação com o receptor. Essa prática é acessível para empresas de diferentes tamanhos pois há softwares voltados para isso, facilitando o projeto. Porém, tem o outro lado da Newsletter, em que algumas vêm com conteúdos indesejados e não dão a opção de desvinculação: A opção de cancelar essa Newsletters. Deixar de forma acessível o comando para cancelar o recebimento desses e-mails é fundamental para garantir a boa experiência com o usuário. Basta se perguntar: Como você se sentiria se não conseguisse cancelar e continuasse recebendo e-mails indesejados?
3 – Organize os dados que serão utilizados no marketing:
Ter os dados sensíveis perdidos em planilhas e papeladas, consequentemente trarão problemas e crises para a empresa. Saber como os dados entram e estipular uma vida útil dentro do marketing é dever de toda empresa. Saber organizar e fazer um mapeamento claro e objetivo possibilita a empresa trabalhar com mais clareza e segurança na hora de arquitetar campanhas e estratégias de maneira segura e com a consciência tranquila perante a LGPD.
Esses 3 cuidados irão auxiliar a sua empresa a um futuro mais tranquilo da sua empresa perante a LGPD, além de manter uma relação saudável com seus usuários.
Com a plataforma da BrevenLAW, você tem soluções que pegam desde o mapeamento até o monitoramento e gestão de crise. Garanta um Marketing seguro e otimize a sua logística de trabalho acabando com a necessidade de várias planilhas, papeladas e anotações. Tenha tudo isso em uma única tela, melhorando sua performance e economizando milhares de horas no seu mês.
LUGATI, Lys. DA READEQUAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING À LUZ DA LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS (LEI 13.709/18). 67. – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.